quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Modernidade e Modernização na Arte Brasileira do Séc XX

Nada melhor do que juntar os amigos em uma quarta-feira, véspera de prova, para trocar uma ideia sobre a matéria. Me juntei a minha turma da faculdade no Botequim do Zé para debatermos sobre a matéria da prova tão esperada e tensa. Introdução a Cultura Brasileira.

Debatemos sobre a Modernidade e Modernização na Arte Brasileira do Séc XX.
Para entendermos como ocorreu o processo de modernidade no Brasil, é necessário passarmos por questões antropológicas e pensarmos em um conceito para cultura. No Brasil, a formação cultural é vasta. Sua teia cultural envolve a cultura européia, indígena e africana. A arte surge como um modelo de conhecer o mundo, de sua re-significação.
A ideia de modernidade implica a passagem de uma sociedade tradicional para uma sociedade moderna. Onde a tradicional seria a sociedade agrária, pré capitalista e permeada por valores teológicos e místicos. Já a sociedade moderna, seria com esferas independentes, industrializada e com privilégios na esfera econômica e da razão.
Para se ter uma modernidade cultural é necessário o processo de modernidade social da sociedade capitalista. O conceito de moderno está ligado a renovação da linguagem artística.
A arte moderna inicia com o impressionismo na Europa. Têm como características a autonomia, auto-referência, expressão da língua. Mais como esses conceitos se aplicam a realidade brasileira? Na modernidade artística brasileira havia um ponto de tensão entre a racionalidade modernizadora e a realidade da tradição. Na modernidade brasileira, existia um olhar para o futuro, desejo de ruptura, inovação. mas ao mesmo tempo havia um olhar para seu história, suas raízes culturais. O artista era uma espécie de agente da sociedade, pois apesar de utilizar as referências europeias, preocupava-se com o resgate do sentido histórico de sua sociedade. A modernização social burguês, fez com que surgissem marcas desse processo, o crescimento urbano e o desenvolvimento econômico.
A arte buscava uma consciência nacional, um sentimento cultural, algo que revelasse sua identidade. O processo de modernidade, trouxe a necessidade de afirmação das culturas, o desejo de manifestar a identidade cultural, consciência natural. Buscavam um equilíbrio entre a atualidade estética e a tradição cultural.

Um exemplo seria a obra de Tarsila do Amaral. A Negra.

A negra simboliza a terra. Há uma folha de bananeira, ao fundo, que representa a abundância da mesma no Brasil. Os grandes seios representavam a fertilidade passando a ideia de "terra fértil". De fundo um plano abstrato, referência europeia da linguagem inovadora.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da ideia. Ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. nada melhor né??? quer dizer tem sim, seria passar em cultura.. mas isso é impossivel kkkkkkkk pena q ñ deu p aproveitar nosso papo no bar no dia da prova

    ResponderExcluir
  4. Muito boa iniciativa. Só falta agora a cerveja e o snake....

    ResponderExcluir